Crise no sistema penitenciário foi tema de reunião do CNPG com Presidente da República em exercício
A crise no sistema penitenciário e sua repercussão para segurança pública foi o tema principal da reunião dos Procuradores-Gerais com o Presidente da República em exercício, Michel Temer, e o Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. De acordo com o Procurador-Geral de Justiça do RS, Marcelo Dornelles, o uso de celulares nos presídios e a realização de uma ação integrada no país para enfrentar essa prática criminosa foi um dos pontos do encontro em Brasília.
“Precisamos fazer isso de maneira articulada e garantir que os Estados estejam preparados para a reação dos criminosos contra medidas como esta, que se dá nas ruas e não apenas no ambiente carcerário, a exemplo do que ocorreu recentemente em Natal”, explicou Dornelles no encontro do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) com a Presidência da República.
Durante a reunião, o Ministro da Justiça destacou que hoje existe um percentual significativo da população carcerária formado por presos em regime provisório pela prática de crimes sem violência ou grave ameaça. “No Brasil a gente prende mal, porque prende quantitativamente e não qualitativamente”, afirmou.