Promotoria de Alvorada quer diminuir altos índices de violência na Comarca
Com o objetivo de minimizar os índices de violência na cidade de Alvorada, o Ministério Público abriu um procedimento administrativo. Uma de suas vertentes é atuar na qualificação da prova e na persecução penal (investigação). Nesse sentido, foram convidadas autoridades jurídicas para falar sobre suas experiências. Na manhã desta segunda-feira, esteve em Alvorada, no Fórum da Comarca, o Diretor do Instituto-Geral de Perícias, Perito Cléber Ricardo Teixeira Muller.
Conforme o Promotor Marcelo Tubino Vieira, “na atualidade, na região metropolitana, muitos fatos criminosos decorrem de dívidas de tráfico e drogas, situações permeadas pela extrema violência e decorrente da lei do silêncio, em que a prova testemunhal é de pouca valia, muitas vezes inexistente”. Segundo ele, inúmeras execuções em via pública ocorrem, “sem que possamos traçar planejamento de coleta da prova técnica de maneira científica e segura”. A intenção do evento foi a de que cada setor encarregado da persecução penal apresente suas ferramentas de trabalho e exponha suas dificuldades, para uma atuação uniforme, agrega o Promotor.
Além de Marcelo Tubino Vieira, acompanharam a palestra do Diretor do Instituto-Geral de Perícias o Promotor João Claudio Pizzato Sidou; o Delegado Eduardo Hartz, da Delegacia Regional Metropolitana (DRM), Delegados e representantes da Brigada Militar que atuam na Comarca.