Instituição realiza painel “O Ministério Público no enfrentamento à violência contra a mulher”
Foi realizado nesta segunda-feira, 30, o painel “O Ministério Público no enfrentamento à violência contra a mulher” no Palácio do MP. O evento integrou a campanha mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência”, que iniciou em 25 de novembro (Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher) e encerra em 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).
ABERTURA
A Promotora-Assessora da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais Roberta Brenner de Moraes representou o PGJ na abertura do painel e afirmou que a violência contra mulher é um assunto que atualmente está na pauta internacional. “A violência ultrapassa o limite do agressor e do agredido, ela chega na família e na sociedade como um todo, por isso precisamos avançar com o necessário comprometimento de todos os atores”, avaliou.
Também estiveram presentes na abertura o Secretário de Justiça e dos Direitos Humanos do RS, Cesar Faccioli; a representante da Procuradoria-Geral do Estado Fabiana Barth; o representante do TJ/RS, Juiz-Corregedor José Luiz Vieira; e a Defensora-Pública Lísia Velasco Tabajara.
PROGRAMAÇÃO
O painel “O Ministério Público no enfrentamento à violência contra a mulher” contou com a palestra da Promotora de Justiça dos Direitos Humanos de Porto Alegre Ivana Machado Battaglin, que abordou o tema “Violência baseada no gênero”.
Na sequência, foi realizado o debate “Possíveis intervenções para o enfrentamento à violência de gênero”, com a participação da Procuradora de Justiça Veleda Maria Dobke; e da Promotora de Justiça Catiuce Ribas Barin.
Ouça aqui a Rádio MP.