Denunciados 15 integrantes da facção dos Abertos
A Promotoria de Justiça Especializada Criminal da Capital ofereceu denúncia por tráfico de drogas e comércio ilegal de armas e munição à 1ª Vara Criminal do Foro Regional do Partenon, nesta terça-feira, 3, contra 15 integrantes da facção dos Abertos. A quadrilha era organizada a partir de três presídios – Presídio Central, Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC).
A investigação, comandada pelo Promotor de Justiça Flávio Duarte, foi realizada em parceria com o setor de Inteligência da Brigada Militar a partir de abril de 2014, com a prisão de um dos chefes da facção dos Abertos. A partir do Presídio Central, em Porto Alegre, ele seguia liderando o tráfico, com conexão com os detentos Letier Ademir Silva Lopes (Pasc), Jhonatan Luiz Viana (PEC) e Cristiano Feijó Madrile (Presídio Central). Durante as investigações, outras 12 pessoas foram presas, nas cidades de Gravataí, Sapucaia do Sul, Canoas, Charqueadas e Cachoeirinha. Também foram apreendidos 100 quilos de maconha, cocaína, aproximadamente dois quilos de crack, LSD, armas e munição.
Conforme as pessoas eram presas, novas assumiam as funções, mas foram detidas também. A estrutura da facção foi atacada, já que membros de todas as posições hierárquicas da quadrilha foram denunciados.