Réu é condenado por homicídio em Caxias do Sul
O Tribunal do Júri de Caxias do Sul condenou na terça-feira, 2, José Atair Carvalho de Mello por assassinar Juliano dos Santos Back em 24 de janeiro de 2010, no Bairro Cinquentenário, na cidade serrana. O réu recebeu pena mínima de seis anos de reclusão, a ser cumprido em regime inicial semiaberto.
No dia do crime, depois de um desentendimento entre ambos, Juliano, dependente químico e, na ocasião, sob efeito de cocaína e álcool, foi para frente da casa do acusado, onde começou a proferir ofensas morais.
O réu, que se encontrava no interior de sua residência, foi até a frente e, de uma sacada (distante cerca de dois metros e meio das grades que cercavam o imóvel) discutiu com Juliano. Na sequência, após pegar uma faca dentro da residência, saiu e foi até onde estava a vítima, golpeando-a até a morte.
A Defesa, exercida pelo Advogado Glicério Salcedo, sustentou as teses de legítima defesa, excesso culposo na legítima defesa e homicídio privilegiado, todas refutadas pelo Conselho de Sentença.
A sessão plenária foi presidida pela Juíza de Direito Milene Fróes Rodrigues Dal Bó. À frente da acusação, esteve a Promotora de Justiça Silvia Regina Becker Pinto.