Operação apreende produtos falsificados comercializados em frente à Expointer
Trezentos e três óculos de sol e de grau e 265 brinquedos apreendidos. Este foi o saldo da Operação Expolegal, realizada na manhã desta quinta-feira, 4, em frente aos portões da Expointer, em Esteio. A ação fez parte do Comitê de Combate à Pirataria e contou com a participação de 30 policiais da Brigada Militar e 11 da Polícia Civil, integrantes da Delegacia do Consumidor.
O Promotor-Assessor da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais Adriano Marmitt, que coordena o Comitê Interestadual de Combate à Pirataria, acompanhou os trabalhos in loco, juntamente com o Delegado do Consumidor Eduardo Azeredo Coutinho e o Comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio, Tenente Coronel Egon Kvietinski.
Conforme o Delegado do Consumidor, as pessoas que estavam com os produtos foram registradas e vão responder por delitos contra o consumidor e contra a saúde pública.
Também presente no local, o Diretor Executivo do Sindióptica, Roberto Tenedini, destacou que foram recolhidos brinquedos que podem oferecer danos à saúde por não apresentarem selos do Inmetro e óculos que podem prejudicar a visão. Segundo ele, as ações em conjunto serão intensificadas objetivando verificar as ilegalidades.
Já o Promotor de Justiça Adriano Marmitt enfatizou que a operação foi tranquila, uma vez que a maioria dos ambulantes presentes no local já sabem o que pode e o que não pode ser comercializado nas proximidades da Expointer.
Ouça aqui a Rádio MP.