Taquara: operação do MP prende diretor e chefe de segurança de presídio
O Ministério Público deflagrou no início da manhã desta sexta feira, 18, a operação Pitágoras, que objetiva averiguar uma série de ilegalidades cometidas dentro do Presídio Estadual de Taquara.
Foram presos o diretor e o chefe de segurança do estabelecimento prisional e um detento que cumpria pena no regime semiaberto. Ainda são cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em Taquara, Parobé, Canoas, Araricá, Gravataí e Gramado. Os trabalhos são coordenados pelo Promotor de Justiça Leonardo Giardin de Souza. Participam da ação 27 agentes do MP e 39 do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar.
Entre as possíveis ilegalidades apuradas estão a negociação para compra de vagas no Presídio de Taquara e apropriação indevida de recursos públicos pelos agentes penitenciários. Também é investigada a participação do diretor e do chefe de segurança do estabelecimento prisional em homicídio de um detento.
COLETIVA
Às 13h30min será realizada uma coletiva de imprensa no Fórum de Taquara, que contará também com a participação do Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, e do Promotor-Assessor Luciano Vaccaro.