Rio Grande: condenados responsáveis por morte de jovem após briga
Em sessão que durou mais de 12 horas no Tribunal do Júri de Rio Grande, foram condenados a mais de 20 anos de reclusão os responsáveis pelo homicídio triplamente qualificado de Éber Borges Campos, ocorrida em 2011. O julgamento ocorreu no dia 27 de junho. Robert da Silveira Soares, Guilherme Garcia Munhoz e William Passos de Oliveira deverão cumprir a pena, inicialmente, em regime fechado. Atuou na acusação o Promotor Márcio Schlee Gomes.
Éber Borges Campos, com 22 anos à época, foi agredido com golpes de barra de ferro, pedaço de pau, socos e pontapés, no dia 6 de setembro de 2011, às 7h, no centro de Rio Grande. Ele se envolveu em uma briga dentro de uma casa noturna, foi perseguido pelo trio e morreu em virtude dos ferimentos.
O júri acolheu na íntegra a acusação contra os três acusados, afastando as teses de negativa de dolo, participação dolosamente distinta ou de participação de menor importância sustentadas pelas defesas. Os jurados aceitaram, ainda, as três qualificadoras: motivo fútil, emprego de meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
Os réus estavam presos preventivamente desde o crime, que causou grande repercussão na comunidade já que foi praticado com extrema brutalidade e covardia, em zona central da cidade, decorrente de uma briga banal entre jovens.