MP define participação no Centro Integrado de Comando e Controle Regional da Copa
Nesta sexta-feira, 6, o Procurador de Justiça Cesar Faccioli e os Promotores de Justiça Adriano Marmitt e Luciano Vaccaro, todos assessores da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, visitaram o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-RS), anexo à Secretaria de Segurança Pública. O Coordenador do órgão, Delegado da PF Sérgio Henrique Silva da Silva, o Coordenador Adjunto, Coronel Antônio Scussel, e o diretor de estratégia, Coronel Erlo dos Santos Pitrosky, receberam a equipe do Ministério Público.
Como instituição convidada, o MP participa do CICC, junto a outras 32 entidades da área da segurança, mobilidade urbana e serviços. Nos dias de jogos da Copa do Mundo, os Promotores e o Procurador farão revezamento no local, que concentrará as decisões estratégicas a partir do monitoramento por câmeras de vigilância. A sala operacional tem telões para 2,1 mil câmeras de monitoramento, que vigiam 400 pontos diferentes da cidade.
O local funciona desde segunda-feira, 2, com videoconferências todas as manhãs com os CICC das demais cidades-sede da Copa do Mundo, além do monitoramento das câmeras de vigilância. A Operação Start, no entanto, se dará no domingo, como preparação para o primeiro evento que necessitará da atuação conjunta de todas as instituições que fazem parte do CICC. Durante a tarde da segunda-feira, 9, as equipes de segurança pública estarão mobilizadas para a chegada da seleção do Equador, prevista para as 17h.
O CICC abrigará, também, policiais dos países cujas seleções jogarão em Porto Alegre. Ainda, foi implantado um novo software, o Sistema Integrado de Atendimento de Emergência, que compartilha os bancos de dados de Brigada Militar, Polícia Civil, IGP e Susepe.