Seminário em Santana do Livramento reúne especialistas para debater enfrentamento às drogas
O Ministério Público e as Secretarias Municipais da Saúde, Educação e Assistência Social de Santana do Livramento realizaram nesta quinta-feira, 29, o I Seminário “Drogas: Articulando Redes”, na sede do Fórum da cidade da Fronteira Oeste. O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, esteve no município para participar do encerramento do evento, coordenado pela Promotora de Justiça Fernanda Broll Carvalho e prestigiado, também, pelos Promotores de Justiça Marcelo de Souza Gonzaga e Davi Lopes Rodrigues Júnior.
O encontro serviu para fomentar atuações articuladas e intersetoriais na prevenção, cuidado e autoridade com relação ao uso, abuso e dependência do álcool e outras drogas. A programação contou com palestras de representantes da Secretária Estadual da Saúde, Polícia Federal, Divisão de Assessoramento Técnico do Ministério Público, Caps-AD e Médicos Psiquiatras. O seminário é um desdobramento do Projeto “Drogas: Articulando Redes”, lançado em outubro do ano passado para realizar um diagnóstico da rede de serviços de atenção à drogadição, nos eixos de cuidado, prevenção e autoridade, tendo como meta integrar as áreas da saúde, segurança pública, justiça e assistência social.
Em sua manifestação, o Subprocurador Institucional falou da satisfação em ver o Salão do Júri do Fórum local lotado para debater a temática. “É fantástico saber que as pessoas estão mobilizadas e têm a noção de que o problema da drogadição é extremamente complexo e exige uma abordagem multidisciplinar”, destacou. Marcelo Dornelles explicou que o objetivo do projeto capitaneado pelo Ministério Público é justamente estimular o trabalho em rede. “Dentro de cada eixo é fundamental a cooperação. Temos que nos integrar, compreender o olhar do outro e ver o que pode ser feito para combater esse problema que atinge toda a sociedade”, salientou.
Conforme a Promotora de Justiça Fernanda Broll Carvalho, o evento foi bastante amplo e possibilitou que os profissionais de determinada áreas pudessem compreender a atuação dos demais. “A ideia é que cada um continue atuando dentro de seu eixo, mas de uma forma articulada”. Segundo a representante do MP de Santana do Livramento, desde o início do projeto, em 2013, alguns avanços significativos já podem ser notados, como a criação do Gabinete de Gestão Integrada e a reativação do Conselho Municipal sobre Drogas. “Neste evento pudemos perceber o interesse dos profissionais na busca de informações para que possam desenvolver um trabalho com mais qualidade”, frisa. De acordo com Fernanda Broll Carvalho, o próximo passo é, a partir do fortalecimento do Conselho Municipal sobre Drogas, organizar uma política municipal sobre o tema no município da Fronteira Oeste.
Ouça aqui a Rádio MP.