Condenado réu por tentativa de homícidio motivada por ciúmes
Em sessão realizada nesta quarta-feira, 21, o Tribunal do Júri de Caxias do Sul aplicou a pena de 12 anos de reclusão, a ser cumprida em regime inicial fechado, a Oséias de Oliveira dos Santos.
Em 14 de março de 2008 ele tentou matar, com disparos de arma de fogo, Paulo Fernando Mânica e Vânir de Souza Inácio, na BR-116, no bairro Petrópolis. Segundo o MP, na empreitada o réu utilizou recurso que dificultou a defesa das vítimas. Na ocasião, elas estavam dentro de um veículo Fiat-Siena, parados no semáfaro, quando, de repente, o acusado parou, com seu Fiat-Tempra peliculado ao lado do veículo, conduzido por Paulo Fernando Mânica, chegando a encostar espelho com espelho. Naquele momento, as vítimas foram alvejadas por tiros.
A tentativa, segundo a acusação feita em plenário pela Promotora de Justiça Silvia Regina Becker Pinto, foi praticada porque o réu tinha ciúmes de Paulo Fernando, ex-companheiro daquela que, na oportunidade, era sua companheira.
A tese defensiva era a de negativa de autoria. Entretanto, acolhendo a tese sustentada pelo MP, promovida pela Promotora de Justiça, o Conselho de Sentença julgou o réu culpado.
A sessão foi presidida pela Juíza Milene Fróes Rodrigues Dal Bó e a defesa do réu foi patrocinada pelo Advogado constituído Erivelto Antão Ferreira.