Decretada a interdição total do Presídio Estadual de Bento Gonçalves
No mesmo dia em que foi praticamente destruído em mais uma rebelião, o Presídio Estadual de Bento Gonçalves foi totalmente interditado. Atendendo pedido formulado pela Promotoria de Justiça Criminal daquela Comarca, o Juiz Rudolf Carlos Reitz decretou, às 21h45min da noite desta quinta-feira, 8, a interdição total do estabelecimento prisional e proibiu o ingresso de apenados e o imediato remanejamento dos que estão no local para outras unidades prisionais.
Na decisão, o Magistrado determinou que a Susepe providencie a remoção em caráter de urgência e que a Superintendência dos Serviços Penitenciários indique em quais os estabelecimentos os presidiários passarão a ser recolhidos.
No pedido, o Promotor de Justiça Gilson Borguedulff Medeiros ressaltou que o objetivo do MP é “proteger os próprios detentos, seus próprios familiares visitantes, agentes prisionais e a comunidade”.
Conforme o MP, o Presídio Estadual de Bento Gonçalves sofre com superlotação, irregularidades na prevenção de sinistros e precariedade das condições sanitárias.
Ouça aqui a Rádio MP.