Caxias: acusado de tentativa de assassinato é absolvido a pedido do MP
Atendendo pedido do Ministério Público, o Tribunal do Júri de Caxias do Sul absolveu Doné Soares da acusação de tentar assassinar Edison Valdecir Procópio da Silva. A sessão plenária foi realizada na tarde desta terça-feira, 6.
O fato ocorreu em 28 de outubro de 2007. A vítima foi ao bar do acusado e teria pedido que lhe vendesse e servisse uma cerveja "fiado". Ante a negativa, a vítima teria jogado um copo com algum líquido no rosto do acusado, oportunidade em que este teria pego um punhal e desferido dois golpes no ofendido, atingindo-o no braço e no abdômen. O crime de homicídio não teria se consumado porque a vítima conseguiu fugir e ser socorrida.
A tese do réu era a de que agiu em legítima defesa. Ao final, no entender do Ministério Público, a tese da defesa “tinha plausibilidade de ter ocorrido, inclusive porque o feito contava apenas com as versões do acusado e da vítima”.
Segundo a Promotora de Justiça Silvia Regina Becker Pinto, que atuou no plenário, a vítima não era coerente em seus relatos policial e judicial. Também teria declinado não ter sequer interesse na persecução penal do acusado e disse ter bebido o dia todo, estando completamente embriagado. Além disso, ostentava vários antecedentes policiais e tinha tradição em delitos de lesões corporais.
A sessão foi presidida pela Juíza Milene Fróes Rodrigues Dalbó. Atuou na defesa, o Defensor Público Cláudio Covatti.