Descoberta fábrica de DVDs e CDs piratas em ação ocorrida em Viamão
Uma pistola falsa, uma réplica de revólver, um coldre, munições de calibre .380, maconha, um caderno com anotações de movimentações de dinheiro, cheques, R$ 14.500,00 em espécie e a descoberta de uma fábrica de DVDs e CDs piratas com aproximadamente 11 mil mídias de CDs e DVDs entre virgens e gravados, 58 gravadores, oito estabilizadores, 10 leitores, duas CPU’s completas, um monitor LCD e duas impressoras. Este foi o saldo da operação desencadeada pelo Ministério Público nesta quarta-feira, em Viamão, que também culminou em duas pessoas presas durante o cumprimento dos mandados.
A operação com objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico de entorpecentes que dominava o Bairro Augusta, naquela cidade, foi realizada pela Promotoria Especializada Criminal de Porto Alegre e coordenada pelo Promotor de Justiça Ricardo Felix Herbstrith. A ação ainda teve o apoio da Agência Local de Inteligência do 18º BPM da Brigada Militar de Viamão.
INVESTIGAÇÕES - O início das investigações ocorreu em abril do ano passado, somando seis meses de operação. Ela foi concluída com 20 pessoas presas e apreensão de sete armas, dois veículos, 24g de maconha, 81g de cocaína, 4.719g de crack e R$ 5.949,30.
Na operação, com a sequência de diligências, monitoramentos, abordagens e interceptações telefônicas, foi confirmado o aliciamento de menores e crianças para atuarem nos pontos de venda mantidos pela facção.
Como resultado das diligências, foram requeridos pelo Ministério Público ao Poder Judiciário, mandados de busca e apreensão para 17 locais que possuíam algum tipo de envolvimento com a organização criminosa – 15 no município de Viamão e dois no município de Torres.
Com a realização desta operação, a Promotoria Especializada Criminal e o 18º BPM esperam reduzir drasticamente os índices de tráfico de entorpecentes, bem como os demais crimes relacionados a esta prática delituosa, como roubos e homicídios, bem como retomar a área dominada pelo tráfico para a implantação do Programa Federal “Crack é possível vencer”.