Denunciadas três pessoas por fraudes contra anunciantes da Revista South Star
A Promotoria de Justiça Especializada Criminal ofereceu, nesta terça-feira, 19, denúncia contra dois empresários responsáveis pela Revista South Star e um Advogado pela prática de dezenas de crimes de falsidade documental, uso de documento falso e duplicata simulada.
As fraudes ocorriam da seguinte forma: os empresários acertavam com determinadas empresas, que desejavam veicular anúncios publicitários no referido periódico, o pagamento de valores mensais por meio de boletos. Contudo, os empresários também emitiam outros títulos, sem o conhecimento dos contratantes, provocando, então, que os títulos fossem protestados por falta de pagamento.
Com a prática, os denunciados obtinham os valores constantes nos títulos emitidos de forma fraudulenta junto às instituições bancárias ou de factoring. Em algumas situações simulavam o pagamento, que revertia para a própria editora, transmitindo ao mercado financeiro uma capacidade de pagamento irreal para a obtenção de linhas de crédito junto aos bancos, facilitando, assim, futuros endividamentos.
Além disso, após os títulos fraudados serem protestados, os empresários denunciados, para evitar a efetiva cobrança contra as empresas anunciantes e a ciência de seus respectivos sócios sobre a manobra realizada – o que abalaria a credibilidade da revista South Star e de seus responsáveis –, com o auxílio de um comparsa Advogado, orquestraram o ajuizamento de medidas cautelares de sustação de protesto. As ações foram ajuizadas em nome das supostas empresas devedoras contra a revista, para que fossem simulados acordos.
Para concretizar a simulação, o denunciado Advogado, em conluio com os comparsas empresários, utilizava procurações falsas, em que eram fraudadas as assinaturas dos sócios e supostos sócios-gerentes das empresas anunciantes da Revista South Star.