Operação ‘Money Trail’ investiga desvio de dinheiro público para empreendimento privado em Torres
Agentes da Promotoria de Justiça de Torres, do Grupo de Operações Especiais de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP e da Corregedoria da Brigada Militar cumpriram, nesta quinta-feira, 24, sete mandados de busca e apreensão em uma construtora, uma imobiliária e residências da cidade de Torres. A Operação ‘Money Trail’ investiga o desvio de recursos públicos municipais, superior a R$ 6 milhões, para a construção de torres residenciais e comerciais.
Para tanto, conforme o coordenador das investigações, Promotor de Justiça Vinícius de Melo Lima, há fortes indícios de que um integrante da administração municipal anterior "fraudou licitações para desviar dinheiro público e superfaturou eventos". Ele faz parte, de forma extraoficial, de uma construtora, que utilizou duas pessoas (sem envolvimento no esquema) como laranjas. Dois sócios – um deles preso em outra atuação do MP –, também são investigados de fazerem parte do esquema criminoso, além de outras seis pessoas da iniciativa privada.
“Esse é um dinheiro que falta no posto de saúde, nos medicamentos, na construção de creches, o que causa inúmeros prejuízos à população”, enfatiza Vinícius de Melo Lima. Entre os crimes investigados estão fraude em licitação, peculato, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção.
Ouça aqui a Rádio MP.