MP recebe notícia-crime sobre invasão na Câmara de Vereadores da Capital
O Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Eduardo de Lima Veiga, recebeu das mãos do Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Thiago Duarte, uma notícia-crime sobre a invasão da Casa Legislativa, ocorrida no mês de julho deste ano. O documento, entregue na manhã desta quarta-feira no gabinete do PGJ, será encaminhado pelo Chefe do Ministério Público ao Diretor da Promotoria de Justiça Criminal, que o distribuirá para um Promotor Criminal para análise de mérito.
Após frisar que a Câmara Municipal “sofreu muito com a invasão” e, por isso, espera a devida apuração do MP, Thiago Duarte explicou que o farto material “contém pessoas identificadas nas audiências que teriam praticado danos qualificados, além de indícios de diversos tipos de crimes”. O Presidente da Câmara ressaltou, ainda, que há sinais de que as mesmas pessoas também participaram de outras tristes manifestações na Capital. “Trago um arsenal probatório com fatos, vídeos e documentos para avaliação do Ministério Público”, disse Duarte, adiantando que uma cópia também será enviada à Polícia.
Além das providências, o Chefe do MP, Eduardo de Lima Veiga, que esteve acompanhado do Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Ivory Coelho Neto, esclareceu à Imprensa como procede o Ministério Público quando recebe “um possível fato criminoso”.
A invasão da Câmara aconteceu entre 10 e 17 de julho. A Casa Legislativa foi ocupada por integrantes do Bloco de Luta pelo Transporte Público. Os manifestantes reivindicavam o passe livre nos ônibus da Capital e transparência na planilha de custos da passagem.