Assaltante que atirou em policiais é condenado em Caxias do Sul
Em sessão realizada nesta terça-feira, 6, o Tribunal do Júri de Caxias do Sul acolheu integralmente a acusação do Ministério Público para condenar Adenilton Pereira Salgado a uma pena de 12 anos de reclusão em regime inicial fechado e Rodrigo Brizoto a seis anos de reclusão em regime semiaberto.
Adenilton recebeu uma pena de seis anos de reclusão por tentativa qualificada incruenta/branca de homicídio (quando a vítima não é atingida, nem vem a sofrer ferimentos) dos policiais Giovani Streb, Roberto Coletto e Claudiomiro Bueno. O restante da pena imposta a ele foi por roubo (assalto) duplamente qualificado (emprego de armas de fogo e concurso de pessoas) contra outras quatro pessoas. A mesma pena de roubo duplamente qualificado foi imposta a Rodrigo Brizoto pelos mesmos atos criminosos.
A sessão do júri foi presidida pela Juíza Milene Rodrigues DalBó. A acusação esteve a cargo da Promotora Silvia Regina Becker Pinto e, a defesa, foi feita pelo Defensor Público Cláudio Covatti.
O CASO
Consumado o roubo contra as quatro pessoas, teve início uma perseguição policial em que Adenilton, tendo recebido determinação para parar, empreendeu fuga. Na sequência, os acusados bateram em um veículo e capotaram. O réu Rodrigo ficou retido dentro de veículo roubado, ao passo que Adenilton conseguiu sair do veículo, com a arma em punho, e atirar contra os policiais militares que, revidando os tiros, o alvejaram pela frente, no braço esquerdo e, por detrás, na nádega esquerda.