Operação Leite Compen$ado: MP atualiza lista de lotes e marcas adulteradas
Tendo em vista a Operação Leite Compen$ado, desencadeada nesta quarta-feira, 8 de maio, para desarticular uma quadrilha de transportadores que agia na adulteração do leite in natura, adicionando água acompanhada de uma mistura de ureia e formol no produto, o Ministério Público presta o seguinte esclarecimento à sociedade:
No transcurso das investigações foi possível apurar que os lotes dos leites das marcas relacionadas abaixo apresentaram adulteração por formol, conforme laudos de laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Frisamos que a empresa Latvida foi interditada na manhã desta quarta-feira, 8, e proibida de comercializar qualquer tipo de produto. A interdição se deve ao descumprimento de determinação da Secretaria Estadual da Agricultura para que a empresa suspendesse a comercialização dos leites UHT a partir de 1º de abril deste ano.
Confira a lista atualizada:
Italac Integral (Lotes L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1)
Italac Semidesnatado (L12KM1),
Líder UHT Integral (Lote TAP1MB - Produzido em 17/12/2012 e com validade até 17/04/2013),
Mumu UHT Integral (Lote 3ARC),
Latvida UHT Desnatado (com fabricação em 16 de fevereiro de 2013 e validade até 16 de junho de 2013).
Informamos ainda que os consumidores que tiverem em suas casas leites dos referidos lotes ou identificarem a presença do produto no comércio podem informar o MPRS através do e-mail consumidor@mp.rs.gov.br , destacando marca, número do lote e data de fabricação.