Gaeco cumpre mandados de busca em apoio a Ministérios Públicos do PR e MG
Nesta quinta-feira, 11, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP gaúcho cumpriu mandados de busca e apreensão nos municípios de Colorado, Santa Bárbara do Sul e Não-me-Toque em apoio ao Gaeco do Ministério Público do Estado do Paraná. A “Operação Trinca Ferro II” tem o objetivo de desarticular um grupo criminoso que atuava desviando cargas transportadas por caminhões nas estradas do Norte do Paraná.
De acordo com as investigações, o grupo cooptava motoristas com cargas valiosas, simulava o sequestro de motoristas e o roubo de cargas, fraudava boletins de ocorrência para fins de seguro, com auxílio e orientação de policiais, e distribuía as cargas desviadas para diversos receptadores.
A operação cumpriu 45 mandados de busca e apreensão e 18 mandados de prisão em sete estados (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rondônia, Minas Gerais e Mato Grosso). De acordo com o MP do Paraná, o desvio identificado é de mais de R$ 3 milhões em cargas. O material apreendido será encaminhado à sede do Gaeco em Guarapuava, onde será analisado e, em seguida, apresentado à Justiça.
Também nesta quinta-feira, o Gaeco cumpriu mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e na Região Metropolitana em decorrência da Operação “Praga Verde”, coordenada pela Promotoria de Justiça de Rio Pardo de Minas, em Minas Gerais. A intenção da ação judicial proposta pelo Ministério Público é combater a "grilagem" de terras pertencentes ao estado de Minas Gerais naquela região, com o envolvimento de uma empresa que atua no ramo da siderurgia. Ao total, 40 mandados de busca e apreensão foram expedidos para cumprimento em cidades gaúchas e mineiras.