Campanha “Conte Até Dez” é utilizada em Júri
Em julgamento realizado no dia 26 de novembro perante o Tribunal do Júri da Comarca de Soledade, o Promotor de Justiça Michael Schneider Flach exibiu, durante a sua exposição em plenário, reportagem e material publicitário da campanha “Conte Até Dez”, promovida pelo MP-RS em conjunto com o CNMP.
O conteúdo foi acompanhado pelos jurados e diversas pessoas que lotaram o salão do Júri para assistir a sessão. O objetivo foi divulgar a campanha para a sociedade e chamar a atenção para a importância do tema, já que muitos crimes violentos são cometidos por impulso e poderiam ser evitados. Também, foi traçado um paralelo em relação ao caso de homicídio qualificado que estava sendo apreciado.
O CASO
Em abril de 2007, em uma propriedade rural de Barros Cassal, o réu discutia com o ex-sogro sobre seu antigo relacionamento quando o atual namorado da jovem, Rudinei da Rosa, na época com 26 anos, resolveu interferir. O réu, que tinha 33 anos, matou Rudinei com um tiro de revólver calibre 38.
Ao final dos trabalhos, a tese sustentada pelo Ministério Público foi acolhida e ele foi condenado a 16 anos e seis meses de reclusão, no regime fechado.