São Borja encerra o ano com elevado número de julgamentos pelo Tribunal do Júri
A Vara Criminal de São Borja realizou 77 julgamentos pelo Tribunal do Júri em 2012. O último ocorreu nesta sexta-feira, 7.
Pelo Ministério Público, atuaram os Promotores de Justiça Fernando Andrade Alves, Léo Mário Heidrich Leal e Denise Sassen Girardi de Castro, de São Borja, que contaram, ainda, com o auxílio do Promotor Sérgio Cunha de Aguiar Filho, de Itaqui, em um dos casos.
A maioria dos julgamentos realizados se refere a crimes ocorridos até 31 de dezembro de 2007, integrando a Meta 2 da Enasp (Estratégia Nacional de Segurança Pública), que determina que sejam julgados os processos de competência do Tribunal do Júri distribuídos até aquela data.
O grande número de julgamentos não reflete o número de homicídios consumados ou tentados ocorridos nos últimos cinco anos em São Borja. Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, até o dia 1º de novembro deste ano, ocorreram apenas cinco assassinatos ou tentativas de homicídio na cidade.
Os trabalhos foram presididos, inicialmente, pela Juíza Valéria Eugênia Neves Willhelm, titular. Na sequência, a Juíza Mônica Krassmann Marques assumiu Regime de Exceção para o julgamento de 18 processos e o Juiz André Dal Soglio Coelho para outros 54.
Para os Promotores de Justiça, o trabalho teve crucial importância para a redução da pauta de julgamentos pelo Tribunal do Júri, fazendo com que a comunidade local possa ver julgados, em 2013, crimes cometidos mais recentemente.