Bom Jesus: denunciada quadrilha pelo ‘Golpe da Arara’
A Promotoria de Justiça de Bom Jesus, com base no trabalho investigativo da Polícia Civil, denunciou, nesta quinta-feira, 11, uma quadrilha formada por seis pessoas que haviam constituído e colocado em funcionamento a empresa de fachada Anglo Faturamento Indústria de Máquinas Ltda., conhecida como ME. Os denunciados devem responder por 25 delitos, entre eles formação de quadrilha, falsa identidade, estelionato e falsidade ideológica. Quatro deles estão presos preventivamente.
Conforme as investigações, a empresa adquiriu, pelo menos, duas máquinas industriais e móveis sob encomenda. Além disso, os proprietários alugaram dois locais e ainda ficaram durante quatro meses hospedados em um hotel. O pagamento era combinado sempre a prazo, mas, antes de quitar as dívidas, a intenção da quadrilha era fechar a empresa e fugir da cidade sem pagar os credores. A fraude iniciou em abril e causou prejuízo de aproximadamente R$ 45 mil.
Esse tipo de esquema é conhecido como o “Golpe da Arara”, que causa também prejuízos ao mercado como um todo, já que a empresa revende os produtos a preços baixos, o que constitui concorrência predatória. Segundo o Promotor de Justiça Fernando de Araújo Bittencourt, que assina a denúncia, o prejuízo só não foi maior porque o golpe foi detectado no início.
Os denunciados foram flagrados em interceptações telefônicas feitas pela Polícia Civil, que revelaram as práticas criminosas. As investigações culminaram no cumprimento de mandado de busca e apreensão no escritório e no depósito da empresa, em 20 de julho, com apreensão de diversos objetos e documentos relacionados ao cometimento das infrações.