Santa Maria: após mediação do MPRS, é instalada segunda ponte móvel sobre o Arroio Grande na RSC-287
A partir de mediação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), foi instalada uma segunda ponte móvel sobre o Arroio Grande, na RSC-287, no Distrito de Palma, em Santa Maria. A estrutura foi instalada pelo Exército, no km 226 da rodovia, a oito quilômetros do trevo do aeroporto do município.
Essa segunda ponte móvel vai permitir o fluxo em duas pistas, para diminuição de longas filas de espera e melhoria no trânsito na região. A estrutura de concreto que havia sobre o Arroio Grande foi levada pela enchente de maio deste ano. A partir de agora, as duas travessias permanecerão em uso até que a nova ponte definitiva seja concluída.
A mediação foi promovida pela atuação integrada entre a promotora de Justiça Cível de Santa Maria Giani Pohlmann Saad, o promotor Cláudio Estivallet Jr, das Promotorias de Faxinal do Soturno e Restinga Sêca, e o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica, coordenado pelo procurador André Marchesan.
Quanto ao desconto de usuário frequente (DUF), o governo do Estado disse que o prazo para conclusão do estudo da implementação é até o final do primeiro semestre de 2025, após conclusão de estudos técnicos, ou poderá ser implementado na revisão quinquenal do contrato no segundo semestre de 2026. A promotora Giani ressaltou, entretanto, que a Promotoria pretende se reunir com o governo estadual para tentar negociar a antecipação da análise do desconto, diante da situação dos moradores da localidade de Palma.
Foto: Divulgação | Rota de Santa Maria