Segurança Alimentar: cerca de 5 toneladas de alimentos foram inutilizadas durante ação em Bom Retiro do Sul
Nesta quinta-feira, 14, três estabelecimentos foram fiscalizados e dois deles acabaram interditados durante operação da Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar em Bom Retiro do Sul. No total, foram inutilizadas cerca de 5 toneladas de alimentos impróprios ao consumo.
Foram vistoriados o Mercado SA e o Mercado Quebom, os dois locais foram interditados pelos agentes e os proprietários conduzidos à Delegacia de Polícia de Bom Retiro do Sul. A equipe da FT Segurança Alimentar fiscalizou, ainda, o Mercado Cauã.
Nos estabelecimento foram encontrados alimentos com prazo de validade vencido, armazenados de forma irregular, carnes e embutidos fora da temperatura adequada, e muitos locais com dejetos de animais, ratoeiras e embalagens roídas. Também foram registrados diversos problemas de infraestrutura e falta de higienização. Em um dos locais, os fiscais encontraram alimentos armazenados junto com embalagens de soda cáustica.
Participaram da operação o coordenador do Grupo de Atuação especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO – Segurança Alimentar) Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, a promotora de Justiça de Estrela Andrea Barros, representantes do Seapi, Vigilância Sanitária Estadual, Vigilância Sanitária Municipal de Bom Retiro, e Polícia Civil através da Delegacia do Consumidor (Decon).