Supermercado é interditado em Capão da Canoa
Nesta segunda-feira, 25, a equipe de fiscalização do Programa Segurança Alimentar – Verão 2016 no Litoral Norte vistoriou quatro supermercados em Capão da Canoa. O Supermercado Maxi Líder foi interditado pela grande quantidade de produtos vencidos colocada à venda, problemas de temperatura na conservação dos alimentos, falta de higiene nas gôndolas e na padaria, principalmente em razão da água utilizada para a manipulação dos alimentos, proveniente de um reservatório com buraco na tampa. Além disso, o local não possui Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI).
As ações foram realizadas pelo grupo formado por Promotores de Justiça e servidores do Ministério Público, Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipais, Brigada Militar, Polícia Civil e Procon-RS. Pelo MP, participaram a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor, Caroline Vaz, e os Promotores de Justiça Anelise Grehs Stifelman e Felipe Teixeira Neto.
No estabelecimento Leve Mais, foi assinado auto de infração em virtude de irregularidades no açougue, depósito, padaria e fiambreria. Produtos foram apreendidos pela Vigilância Sanitária Estadual e pelo Procon-RS em consequência da falta de indicação de procedência. O banheiro e o vestiário dos funcionários foram interditados.
O Supermercado Asun foi notificado para apresentar o APPCI, que estaria com protocolo de renovação, mas não estava no local. O alvará sanitário está vencido, com pedido de renovação em trâmite na Prefeitura.
O Supermercado Riali teve a padaria interditada pela presença de baratas e outros insetos, más condições de higiene no preparo de alimentos, banheiro ao lado da cozinha, entre outras situações. Também foi encontrado veneno de rato jogado no piso do depósito.