Carazinho: realizada operação de combate a fraudes de combustíveis
O Ministério Público realizou nesta terça, 6, e quarta-feira, 7, operação de combate à adulteração de combustíveis nos postos revendedores no município de Carazinho. A ação foi coordenada em conjunto pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre e pela Promotoria de Justiça de Carazinho.
Na ocasião, foi instalado laboratório móvel de análise de combustíveis nas dependências da Promotoria de Carazinho. O engenheiro químico da Promotoria do Consumidor analisou 33 amostras de combustíveis (12 de gasolina, 10 de álcool etílico e 11 de óleo diesel), coletadas em todos os postos revendedores em atividade na cidade, mas não foram constatadas irregularidades.
Participaram da operação os Promotores de Justiça Rosângela Mazzuco, de Carazinho, e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Especializada de Defesa do Consumidor de Porto Alegre. As análises foram realizadas em equipamentos certificados pela Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis – ANP, como Densímetro Eletrônico, Analisador de Ponto de Fulgor, Condutivímetro, Minidestilador Automático, Espectrômetro de Infravermelho e Provetas.
Essa atividade de fiscalização da qualidade dos combustíveis pelo Ministério Público vem sendo feita no Rio Grande do Sul desde 2003 e irá prosseguir com novas operações no decorrer de 2015, sendo que o Rio Grande do Sul, conforme dados da Agência Nacional de Petróleo, tem o menor índice do país em combustíveis fora do padrão, na ordem de 1%.