Psiquiatra aborda riscos do álcool para adolescente em palestra na sede do MP
O Médico Psiquiatra Thiago Pianca foi o principal palestrante na reunião do Fórum de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes ocorrida nesta quarta-feira, 22, na sede do Ministério Público.
A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja, iniciou as manifestações do Fórum e destacou para a importância do trabalho conjunto entre diversas entidades nesta área. “Nenhum órgão tem condições de enfrentar sozinho esse desafio. Porto Alegre, por exemplo, é um dos municípios em que mais cedo se inicia o uso do álcool”, apontou.
Representantes de diversas escolas, Organizações Não Governamentais (ONGs), órgãos e instituições públicas ouviram do Psiquiatra, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, conceitos sobre o consumo de bebidas alcoólicas que devem ser abordados nos colégios com alunos, pais e professores.
Com o tema “Álcool, a família e a escola – conceitos para a prevenção”, o especialista começou sua exposição ressaltando a vulnerabilidade dos jovens para o uso de álcool e drogas. Conforme Thiago Pianca, a estrutura cerebral do adolescente ainda não está totalmente formada e sofre muitas alterações. “Na adolescência ainda não é possível termos a total capacidade de decisão, com o autocontrole e o julgamento de riscos e benefícios”, ponderou.
O Médico Psiquiatra também defendeu que é necessária a participação das famílias neste processo, uma vez que muitos fatores de risco se encontram fora dos limites da escola.
Também participaram da reunião do Fórum a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e da Ordem Econômica, Caroline Vaz; a Promotora da Infância e da Juventude de Porto Alegre Inglacir Dornelles Clós Delavedova; o Promotor de Justiça Michel Flach; além de representantes de escolas da Capital, da Brigada Militar, Polícia Civil, Tribunal de Contas do Estado, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), entre outras entidades e órgãos.