Projeto de redução do uso de sacolas plásticas irá continuar
Foi assinado nesta quinta-feira, 13, na sede do MP, um termo de cooperação para a continuidade do projeto “Sacola bem utilizada ajuda o meio ambiente”, realizado entre Ministério Público, Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS (Fecomércio).
“Esperamos conseguir bons números na redução das sacolas plásticas no Rio Grande do Sul, pois elas trazem consequências indesejáveis para todos nós e para o meio ambiente”, afirmou a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica, Caroline Vaz, que também subscreveu o documento.
Na primeira fase do projeto, desenvolvida em 2012, foi possível a redução de 23% do número de sacolas no Estado. Também participou do ato de assinatura a Procuradora de Justiça e ex-Coordenadora do Centro de Apoio do Consumidor, Têmis Limberger, que atuou na primeira etapa desta iniciativa.
O projeto faz parte da atuação do Programa Integrado de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos – RESsanear, que visa implantar dois importantes instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: a logística reversa e a redução do uso de embalagens plásticas, incentivando e priorizando a não geração, redução e reutilização dos resíduos sólidos.
Ainda participaram a cerimônia o Vice-Presidente da Agas, Ademar Pedro Cappellari; o Coordenador Jurídico do Procon de Porto Alegre, Sandro Ribeiro; o Presidente do Movimento de Donas de Casa e Consumidores do RS, Cláudio Ferreira; e a representante da OAB, seção Porto Alegre Teresa Moesch.