Procurador-Geral de Justiça recebe representantes do Sindilat RS
O Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, acompanhado do Promotor de Justiça do Consumidor Alcindo Luz Bastos da Silva Filho recebeu, na tarde desta sexta-feira, 13, representantes do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul – Sindilat.
Foi entregue ao Chefe do MP dossiê relatando ações positivas realizadas pelo Sindilat no que se refere à adequação das não conformidades apontadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa e Ministério Público nos últimos meses. “Tratam-se de diversos documentos que relatam o histórico de ações realizadas junto ao Mapa e empresas associadas que visam minimizar os prejuízos acarretados a todos os integrantes da cadeia do leite”, explicou o 1º Vice-Presidente do Sindicato, Alexandre Guerra.
Dentre os documentos, destacam-se sugestões de alterações legislativas relativas aos transportadores do leite e com relação à metodologia utilizada pelo Mapa para fiscalização, dentre outras.
Após proposta do Sindilat de que se crie uma “agenda positiva” entre MP e o Sindicato para definir um trabalho conjunto de prevenção às fraudes do leite, Alcindo Silva Filho reforçou que a parceria é necessária, sem que se esqueça, porém, que a preocupação do Ministério Público é com os consumidores, enquanto o Sindicato defende seus associados.
“Temos que buscar soluções que preservem as indústrias idôneas e deem tranquilidade para que se possa consumir leite no Estado”, finalizou Eduardo de Lima Veiga, ressaltando que a expectativa é que ocorra algo semelhante ao que aconteceu com o trabalho realizado pela Promotoria do Consumidor contra a adulteração de combustíveis, que foi replicado em todo o País.
Participaram da reunião o Secretário Executivo do Sindilat, Darlan Palharini, e a técnica Letícia de Albuquerque Vieiro Cappiello.