Mutirões das operadoras de telefonia são fiscalizados pelo MP
Membros do Ministério Público e Deputados que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia realizaram uma ação nesta quarta-feira, 12, no Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre. O objetivo foi fiscalizar a execução dos mutirões das operadoras de telefonia, previstos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em novembro do ano passado pelo MP com as empresas de telefonia Vivo, Claro, Tim e Oi.
O Coordenador do Centro Operacional de Defesa do Consumidor, Procurador de Justiça Alexandre Lipp João; o Promotor de Justiça de Defesa do Consumidor da Capital Rossano Biazus; e os Deputados Ernani Polo e Daniel Bordignon percorreram as lojas das operadoras no local.
Eles conversaram com gerentes e verificaram que os estabelecimentos receberam orientações das operadoras sobre a realização do mutirão da telefonia, que iniciou em 1º de fevereiro e irá se estender até o dia 20 deste mês. Na ocasião, os Membros do MP foram informados que a procura de consumidores nas lojas para a resolução de problemas como as cobranças indevidas foi prejudicada em função da greve de ônibus em Porto Alegre, encerrada nesta terça-feira, 11.
Conforme Alexandre Lipp João, o Ministério Público irá buscar a prorrogação do prazo dessa ação prevista no TAC, para que mais consumidores busquem solucionar problemas com as operadoras. O Coordenador do CAO Consumidor ainda afirmou que o andamento dos mutirões no interior do Estado também está sendo monitorado pelas respectivas Promotorias de Justiça.
Ouça aqui boletim sobre o tema na Rádio MP.