Taquara: ajuizada ação para buscar reparos na ponte sobre o Rio dos Sinos
O Ministério Público ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, contra o Estado e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para a realização de reparos na ponte sobre o Rio dos Sinos, localizada na ERS-020, em Taquara.
Na ação, o Ministério Público pediu liminarmente a determinação do início das obras no prazo de trinta dias, sob pena de multa diária.
A Promotora de Justiça Ximena Cardozo Ferreira relata que durante a instrução do inquérito civil, instaurado na Promotoria de Justiça de Taquara, foram feitas inúmeras tratativas junto ao Daer e ao Governo do Estado na busca de soluções para o problema estrutural da ponte.
Em meados de 2013, o Daer constatou movimento suspeito na estrutura, vindo a interditá-la completamente por um período, posteriormente realizando uma liberação parcial que vigora até hoje.
Estudo técnico contratado pela autarquia atestou o comprometimento da ponte, apontando, já no início de 2014, a necessidade de reforma da estrutura – o que não foi providenciado pelo Daer até o momento, com o argumento de falta de recursos.
“A atual situação da ponte, além de representar sério risco à vida de todos os cidadãos que trafegam diariamente pelo local, já foi palco de inúmeros acidentes e assaltos, em virtude da instalação de sinaleira para controle de redução do tráfego e a ausência de qualquer policiamento no local”, afirmou a Promotora de Justiça.