MPE acompanha eleições suplementares em Colinas
Neste domingo, 1º de dezembro, o Ministério Público Eleitoral acompanhou as eleições suplementares ocorridas no município de Colinas, em razão da confirmação da cassação dos candidatos eleitos em outubro de 2012, Gilberto Kelller e Marcelo Schroer. Estiveram no local o Promotor de Justiça Eleitoral de Estrela, Daniel Cozza Bruno, com apoio do Secretário de Diligências Ênio Strauss, da equipe de Segurança Institucional do MP e do Gabinete de Assessoramento Eleitoral (Gael).
As eleições suplementares tiveram candidatos únicos. O ex-Secretário da Educação, Irineu Horst, concorreu a Prefeito, tendo como Vice o vereador Ademar Rieger. Eles receberam 1.502 votos, o que representa 73,16% dos votos válidos. Houve 291 votos em branco (14,17%), 260 nulos (12,66%) e 292 eleitores se abstiveram (12,45%).
CASSAÇÃO CONFIRMADA
Conforme o Promotor, durante a campanha, Gilberto Keller e sua esposa, Cristiane Keller (então Secretária Municipal de Saúde), praticaram abuso de poder político, compra de votos e outras condutas vedadas. A decisão da Juíza Eleitoral de Estrela foi confirmada à unanimidade pelo TRE, que determinou novas eleições. Na última quinta-feira, 28, o TSE negou suspensão das eleições e retorno aos cargos. As decisões foram do Ministro Dias Toffoli em mandado de segurança e medida cautelar interpostos pelos candidatos cassados.