Sede Nova: ação resulta na condenação de agentes políticos e empresa por fraude em concurso
Após investigações do Ministério Público de Campo Novo, a Justiça da Comarca condenou por improbidade administrativa o ex-Prefeito da cidade de Sede Nova, Ivo Bildhauer, a nora dele e CC da Prefeitura, Liliane Trindade Bildhauer, o filho dele, Jesum Volnei Bildhauer, o ex-Secretário Municipal da Administração, Marcelo Luís Christoff, o Servidor Silvestre Frizzo, além dos sócios da empresa IPX Consultoria Cursos e Concursos Ltda, Tarcísio Immig, Tarcísio Kummer e Romaldo Antônio Spies. Foram condenados, ainda, Aline da Rosa e Jeferson Marcondes Rohr, que foram beneficiados pelo esquema de fraude em um concurso público, realizado em 2007. A decisão é do dia 26 de julho.
Conforme a ação civil pública, Liliane Bildhauer e o Secretário Municipal integraram irregularmente a comissão julgadora da licitação para a empresa que realizou o concurso, a empresa IPX Consultoria. Posteriormente, após a publicação do edital do certame, ambos se inscreveram e obtiveram aprovação. As questões das provas, aplicadas pela empresa, foram idênticas às do concurso do Município de Pinhalzinho, SC, e estavam à disposição de quem quisesse acessá-las. O concurso, no entanto, foi anulado por via administrativa, em fevereiro do ano seguinte, ainda antes do ajuizamento da ação.
A decisão declarou nula a licitação. Entre as penalizações, os envolvidos e a empresa IPX Consultoria deverão ressarcir ao erário municipal os prejuízos causados, no montante de R$ 10,2 mil, pagar multa civil, além da suspensão dos direitos políticos por um período que varia entre três e cinco anos.