Rio Grande: condenados por desvios de verbas municipais
A Justiça da Comarca de Rio Grande condenou um homem e duas mulheres em processo ajuizado pelo Ministério Público por peculato e lavagem de dinheiro. O processo judicial decorreu de investigação do MP após a deflagração da operação Ajuste de Contas. O réu recebeu a pena de 14 anos em regime inicial fechado e as duas rés 17 anos de reclusão também em regime inicial fechado.
OPERAÇÃO
A investigação conduzida pelo Ministério Público detectou vultoso desvio dos cofres públicos municipais. Conforme o Promotor de Justiça José Alexandre Záchia Alan, foram responsabilizados servidores públicos de carreira, um Secretário Municipal, bem como seus colaboradores. Segundo ele, o total do prejuízo, envolvendo esta ação e outras ainda pendentes, já alcança quase R$ 3 milhões.
Os réus também foram condenados a devolver o dinheiro e ao pagamento de multa. Ainda cabe recurso. A aplicação da pena ocorrerá após eventual julgamento dessas medidas e confirmação da sentença.
De acordo com José Alexandre Záchia Alan, “foi a primeira condenação por crime de lavagem de dinheiro da Comarca de Rio Grande”.