Viamão: liminar afasta Secretário de Gestão
Atendendo pedido de liminar em ação civil pública de responsabilidade por ato de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público, a Justiça de Viamão determinou o afastamento imediato do Secretário de Gestão do Município, Marcos Junior Gonçalves Heinrich. A ACP do MP foi ajuizada na quinta-feira, 9. Na sexta-feira, 10, ele foi afastado pela Prefeitura.
Conforme a decisão, tanto Heinrich como o ex-Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico da cidade, Ricardo de Souza Gross, estão proibidos de exercer qualquer função pública.
A ação foi ajuizada pela Promotora de Justiça Anelise Grehs Stifelman. De acordo com as investigações do MP, inclusive com o uso de interceptação telefônica autorizada judicialmente, no ano de 2011, Ricardo de Souza Gross, então Secretário de Desenvolvimento Econômico de Viamão, recebeu vantagem patrimonial indevida de Marcos Junior Gonçalves Heinrich e da empresa da qual ele é sócio administrador, a Equilibrium Engenharia e Sistemas Estruturais LTDA. Isso para agilizar a tramitação de processos e a liberação de alvarás e habite-se de clientes da empresa que tramitavam na Prefeitura do Município. Atualmente, Marcos Junior Gonçalves Heinrich exerce o cargo de Secretário de Gestão na cidade.