MP firma acordos e divulga campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” na Expointer
O procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, e o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, assinaram um Termo de Compromisso para que tradicionalistas se engajem na campanha "O que você tem a ver com a corrupção?". O ato oficial ocorreu no estande do Ministério Público (MP) na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Eduardo de Lima Veiga lembrou que “o mesmo cidadão que se queixa do trânsito que não anda é o que para em fila dupla para pegar os filhos na escola”. Ressaltou, ainda, que o MP “não quer apontar culpados, mas sugerir soluções”. Erival Bortolini destacou que, durante a Semana Farroupilha e nos meses subsequentes, os 170 narradores de rodeios ligados ao MTG lerão mensagens de combate à corrupção. “A forma como educamos os tradicionalistas já é o suficiente para estarmos engajados”, reiterou Bertolini.
Lançada em todo o país em março de 2008, com iniciativa do Conselho Nacional dos Membros do MP e do Conselho Nacional de Procuradores Gerais, a campanha tem o objetivo de conscientizar a sociedade, em especial crianças e adolescentes, a partir do incentivo à honestidade e à transparência das atitudes rotineiras que contribuem para a formação do caráter. O projeto visa a atacar dois pontos fundamentais: reduzir a impunidade oferecendo um canal para denúncias e estimular as novas gerações para um Brasil mais justo e sério.
PARCERIA COM A FAMURS
No início da tarde, o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, juntamente com o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, o presidente da Fundação Escola do MP, Mauro Luís Silva de Souza, e o promotor-assessor Cesar Faccioli foram recebidos por cerca de 250 prefeitos na Assembleia Geral da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, realizada no auditório da Federacite, na Expointer.
O Chefe do Ministério Público entregou ao presidente da entidade e prefeito de São Borja, Mariovane Weis, uma camiseta da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?". Veiga saudou os Prefeitos e explicou que a campanha tem como objetivo combater a corrupção de outra forma. “É uma atitude social que merece ser mudada”, destacou o Procurador-Geral. Ele aproveitou, ainda, para convidar os administradores municipais para o 1º congresso do MP que irá tratar do tema, a ser realizado em outubro, e conclamou a todos os presentes a participarem da campanha.
Também participaram das atividades da campanha de combate à corrupção do MP na Expointer, o secretário-geral do Ministério Público, Julio Cesar Finger; a chefe de Gabinete, Isabel Bidigaray; a coordenadora do Gabinete de Comunicação, Karin Sonhe Genz e a secretária dos Orgãos Colegiados, Marília Goldman. (Por Marjuliê Martini)