Webconference Projeto Fale com Elas: boas práticas e experiências exitosas
Na manhã do dia 04 de novembro, foi realizada a "Webconference Projeto Fale com Elas: boas práticas e experiências exitosas", dando continuidade ao "Ciclo de Webconferences 14 anos da Lei Maria da Penha".
Na abertura da capacitação, a promotora de Justiça Ivana Machado Battaglin declarou que o Projeto Fale com Elas, de sua autoria, surgiu com a necessidade de se fazer um melhor acolhimento das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com o objetivo maior de se evitar a revitimização no decorrer do processo.
A promotora de Justiça Raquel Isotton fez referência em sua explanação, entre outros aspectos, às fases do ciclo da violência (lua de mel, tensão, explosão e reconciliação), que se retroalimentam de uma forma muito mais intensa e muito mais rápida, diminuindo o intervalo de tempo entre as agressões, sendo o feminicídio o último degrau na escalada desta violência.
Segundo a promotora Raquel, a implementação do "Projeto Fale com Elas" em Guaíba trouxe, entre outras vantagens, uma maior aproximação das vítimas com o Ministério Público, um maior interesse da vítima pelo processo, bem como uma maior agilidade na atuação ministerial em pedidos de prisão preventiva, em razão do descumprimento de medidas pelo agressor.
O Ciclo de Webconferences encerrará amanhã, com a transmissão da atividade que abordará a importância dos grupos reflexivos no contexto da violência doméstica. A condução será da promotora de Justiça Catiuce Ribas Barin.