Ceaf realiza MP Talks com temática alusiva ao Setembro Amarelo
O MP Talks desta quinta-feira, dia 17 de setembro, tratou do tema "Saúde Mental em Tempos de Pandemia". O objetivo foi dar ênfase à campanha Setembro Amarelo, em razão do entendimento da necessidade de prevenção e conscientização do combate ao suicídio, propósito que ganha ainda mais relevância nesse período de confinamento e afastamento social.
A promotora Caroline Vaz, diretora do Ceaf, foi a mediadora desta atividade, que contou com a participação das servidoras do Serviço Biomédico Bettina Cotliarenko Fichbein, médica psiquiatra, e Laura Alonso de Bem, psicóloga.
Na ocasião, a psiquiatra Bettina apresentou o conceito de saúde mental e falou da estigmatização e dos preconceitos que envolvem as doenças mentais. Tratou das dificuldades enfrentadas nesse período de excepcionalidade e dos principais reflexos que estão sendo percebidos em relação à saúde mental das pessoas, como aumento de casos de depressão, ansiedade, excesso de consumo de álcool, compulsão por comida, medo exacerbado, higienização extrema, alterações no sono, interrupção voluntária de tratamentos médicos e também o aumento da violência doméstica. Tratou dos recursos pessoais adaptativos que podem ser utilizados para superar esse momento e chamou atenção para a necessidade da busca de um profissional quando os sintomas estiverem demasiados.
A psicóloga Laura trouxe aspectos importantes das emoções, caracterizando-as como mecanismos que servem para comunicar nossos estados internos. Enfatizou que as emoções não são negativas, embora algumas delas (raiva, tristeza, medo) sejam desconfortáveis. Segundo ela, são reações do nosso corpo desencadeadas por estímulos externos, às vezes imperceptíveis e inconscientes. Ressaltou que o ideal é reconhecer, aceitar e fazer escolhas positivas de como lidar com essas emoções.
A gravação integral da atividade está disponível na Biblioteca de Vídeos do Ceaf.