Acompanhe ao vivo o seminário sobre a investigação do MP no combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro
Nesta sexta-feira, 02, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) sedia o seminário sobre a investigação do MP no combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo link.
As boas-vindas ficaram a cargo do procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, que destacou a importância dos palestrantes no cenário nacional. “O evento tem por objetivo trocar experiências do MP de todo o país e vai contribuir em muito para a nossa atividade”, disse Dallazen. Ele enfatizou que, “à medida que o MP aprimora os mecanismos, atinge outros patamares de criminalidade, que provocam reações, e a forma de enfrentá-las é produzir ainda mais resultados. A legitimidade é o que nos fortalece enquanto instituição”, concluiu.
O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, falou a respeito do enfrentamento qualificado das organizações criminosas a partir da lavagem de dinheiro. “Temos aportado grandes esforços para o combate à lavagem de dinheiro porque entendemos que esse é um dos principais caminhos para combater o crime organizado; a restrição da liberdade não é a única ferramenta para inibir o crime organizado”, enfatizou. Por sua vez, o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Segurança Pública, Luciano Vaccaro, reiterou que o MP vem empenhado esforços importantes na temática, especialmente na criação do Núcleo de Lavagem de Dinheiro do Gaeco e na luta para a criação da Vara Especializada em Crime Organizado, que atua em Porto Alegre e Região Metropolitana.
O primeiro painel aborda a análise de dados bancários e fiscais no combate à improbidade, corrupção e lavagem de valores, com o coordenador do Gaeco do MP do Pará, José Augusto Nogueira Sarmento, e o analista do Gaeco do Pará, Paulo Sérgio Rodrigues Lima. A mesa foi composta pela coordenadora do Ceaf, Caroline Vaz, que iniciou os trabalhos.
O combate à criminalidade organizada por meio de seu mecanismo de lavagem de capitais – a experiência do Gaeco/MPSP – é tema da palestra de Marcelo Mendroni, promotor de Justiça do Gedec Paulista, ao final da manhã. À tarde, o assunto é a investigação criminal, organizações criminosas e a colaboração premiada, acertos e desafios, com a palestra de Janice Agostinho Barreto Ascari, procuradora Regional da República na 3ª Região e Força Tarefa da Lava Jato em São Paulo, seguida da palestra sobre a investigação sobre lavagem de capitais e o uso de criptomoedas, com os promotores de Justiça do Cyber Gaeco de SP, Richard Gantus Encinas e Nathan Glina.
O evento é uma parceria do MPRS com o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas – GNCOC e com o CaoCrim, com o apoio do Ceaf, e tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre técnicas de investigação e estratégias processuais aplicáveis ao combate às organizações criminosas.