CEAF realiza workshop prático com Terry O’Connell, referência mundial em Justiça Restaurativa
O Ministério Público, por intermédio do Núcleo Permanente de Incentivo a Autocomposição (Mediar-MP) e com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promove workshop prático com Terry O’Connell, referência mundial em justiça restaurativa.
ABERTURA
A experiência de dois dias de reflexão e evolução, com o objetivo de compartilhar conhecimento, filosofia e experiência de trabalho restaurativo em uma variedade de contextos, dando ênfase em rever e repensar a sua prática para torná-la explícita, eficiente, reparadora e transformadora, que acontece nesta terça-feira, 23, e na quarta-feira, 24, no Ceaf, foi aberta com a manifestação do procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen.
Em sua fala, o PGJ sublinhou que o Ministério Público sente-se honrado por receber o palestrante, pioneiro no conceito, estudo e execução da Justiça Restaurativa e que o curso atende a demanda dos membros do MP, que conhecem e admiram o trabalho de O’Connell. “Todos nós reconhecemos em Terry O’Connell a profunda experiência como facilitador, instrutor, consultor e designer de inúmeros projetos e programas de mediação e transformação de conflitos ao redor do mundo, além de ser autor de obras importantes. Compartilhar esse conhecimento é de uma riqueza inestimável para o Ministério Público e vem ao encontro do trabalho desenvolvido pela Instituição no modelo restaurativo”, concluiu Dallazen.
O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles, e a diretora do CEAF, Caroline Vaz, também participam do curso que reúne outros vinte procuradores e promotores de Justiça.
TERRY O’CONNELL
Terry O'Connell passou trinta anos no Serviço de Polícia de Nova Gales do Sul, na Austrália, onde criou e desenvolveu o roteiro de intervenção das Conferências e Perguntas Restaurativas de Wagga Wagga, que há quase 30 anos tem sido usado como modelo em diversos projetos e programas de Justiça Restaurativa de inúmeros países, incluindo o Brasil. Terry é um pioneiro da Justiça Restaurativa, também responsável pelo desenvolvimento do roteiro do método de Conferência Restaurativa da Real Justice e do Instituto Internacional de Práticas Restaurativas (IIRP). Facilitou milhares de processos restaurativos, principalmente em casos muito complexos, em uma ampla gama de incidentes e crimes como assassinato, agressão sexual, abuso e violência familiar, entre outros. Seu trabalho foi apresentado em vários documentários da rede de TV ABC. Nos últimos 30 anos, o trabalho explícito de práticas restaurativas de Terry influenciou a evolução no policiamento, nas escolas e em várias agências comunitárias em todo o mundo. Terry O’Connell recebeu inúmeras honrarias de prestígio, incluindo Ordem da Austrália, Churchill Fellowship, Doutorado Honorário na Australian Catholic University, Australia Day Ambassador de 2019 e foi finalista, em 2016, do “NSW Senior Australian of the Year”.