Passo Fundo: nova edição do Programa Poste Limpo começa em fevereiro
Em reunião ocorrida nesta semana na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em Passo Fundo, foi definido o cronograma da nova edição da Operação Poste Limpo, que acontecerá no primeiro semestre de 2025. O serviço ocorrerá, nesta edição, na Avenida Brasil, no Bairro Boqueirão, e nas ruas Benjamin Constant, Bento Gonçalves e Coronel Chicuta.
Criado em 2023, o Programa Poste Limpo é uma parceria entre MPRS, Prefeitura de Passo Fundo, Câmara de Vereadores, RGE, Internet Sul e empresas de telecomunicação. O objetivo é reduzir os riscos de cabos pendurados, inoperantes ou em desconformidade com as normas e que possam causar algum dano a condutores de motocicletas, pedestres e ciclistas. Os mutirões já recolheram 13 metros cúbicos de fios desde o início dos trabalhos.
"Temos a preocupação com a melhoria do aspecto visual da cidade e com a qualidade do sinal da internet, mas nosso objetivo principal é com a segurança das pessoas. Retirar fios soltos nas calçadas e ruas é fundamental para evitar qualquer acidente", destaca o promotor de Justiça Paulo Cirne.
A operação teve início após entrar em vigor a Lei Municipal 5.611/2022 (Lei do Poste Limpo), que determina que empresas e concessionárias fornecedoras de energia elétrica, telefonia fixa, banda larga, televisão a cabo ou outro serviço por meio de rede área, são obrigadas a retirar a fiação excedente ou sem uso dos postes.