MPRS apresenta atuação nos desastres climáticos em congresso na Bolívia
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) esteve presente, na última semana, em Sucre, na Bolívia, no XI Congresso da Rede Latino-Americana de Ministérios Públicos Ambientais (REDEMPA), em parceria com o Tribunal Agroambiental da Bolívia, e no Seminário Internacional de Reparação do Dano Ambiental.
No evento, a procuradora de Justiça Sílvia Cappelli apresentou o trabalho do MPRS nos desastres climáticos ocorridos no Estado em 2023 e 2024. “A experiência do MPRS merece ser conhecida dentro e fora do país, pois é um marco histórico nas atividades da instituição. Em função dos desastres socioambientais que se abateram sobre o Rio Grande do Sul, o Ministério Público deu uma resposta imediata para atender a população. Esse registro é necessário para inspirar outros MPs, dentro e fora do Brasil. Por isso, levamos nossa experiência para os juízes do Tribunal Agroambiental da Bolívia, o único tribunal especializado da América Latina”, contou Sílvia.
A promotora de Justiça Annelise Steigleder também participou do evento que contou com representantes do Brasil, Bolívia, Argentina, Costa Rica e Peru.