Abertas inscrições para eventos sobre matas ciliares em Lajeado
Estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio de Matas Ciliares e para o 7º Fórum Regional da Mata Ciliar, que ocorrerão nos dias 21 e 22 de novembro, no Auditório do Prédio 11 da Univates, em Lajeado. Os eventos integram as ações do Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari, coordenado pela promotora regional da Bacia dos Rios Taquari e Antas, Andrea Almeida Barros, e são realizados em parceria com a Universidade do Vale do Taquari e com o Observatório do Código Florestal.
Conforme a promotora, os eventos são gratuitos e abertos à comunidade. “Busca-se aproximar todos os atores envolvidos no Programa, simpatizantes e estudiosos, para pensar e debater o tema mata ciliar”, destaca Andrea, lembrando que este será o primeiro evento no Brasil voltado a esta temática.
Interessados podem fazer sua inscrição e também submeter trabalhos e fotografias para uma mostra acerca do tema mata ciliar, que acontecerá nos dias de evento. A inscrição pode ser feita clicando aqui e será fornecido certificado para os participantes.
Andrea Barros conta que até 2018 a Promotoria Regional organizava, duas vezes por ano, o Fórum da Mata Ciliar, oportunidade de reunir a equipe técnica dos 15 municípios integrantes do Programa, para discutir ações passadas e futuras. Além disso, proporcionava palestras sobre temas específicos, sempre com foco em avançar na implementação da recuperação da mata ciliar do Rio Taquari.
A novidade para 2019 é a realização desses dois eventos, com objetivos diferentes, em dois dias consecutivos, passando o Fórum a ser de periodicidade anual.
No primeiro dia, 21 de novembro, ocorrerá o 1º Simpósio de Matas Ciliares, que visa ampliar as discussões relacionadas às matas ciliares em geral, a partir do compartilhamento e apresentação de técnicas com cunho científico aplicadas no processo de recuperação das áreas que contemplam estas formações vegetais. O objetivo é auxiliar técnicos ambientais na implantação de programas locais, contribuindo para integrar novos atores sociais em seus respectivos municípios. “É uma oportunidade para divulgar as pesquisas realizadas em matas ciliares, criando situações para a troca de experiências e tem abrangência nacional, permitindo-se, caso haja interessados, a apresentação de experiências internacionais”, ressalta a promotora.
No segundo dia, 22 de novembro, ocorrerá o Fórum da Mata Ciliar do Rio Taquari, que contará com apresentações de três artigos científicos selecionados entre os que se inscreverem para o simpósio. Após, os municípios apresentarão suas atividades, seguindo-se a discussão sobre temas de interesse dos municípios e das suas equipes técnicas.