Integrantes do Fórum dos Agrotóxicos apresentam nesta terça-feira resultados de operação de fiscalização
Oito pessoas foram presas em flagrante por armazenamento irregular e descarte ilegal de agrotóxicos. Este é o resultado preliminar da quarta operação integrada de fiscalização realizada entre os dias 27 de junho e 1º de julho em 12 municípios do Estado pela Comissão Permanente de Fiscalização e Controle do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.
Representantes dos órgãos e instituições que participaram da ação falarão à Imprensa nesta terça-feira, 5, às 9h30min, no auditório do Palácio do Ministério Público (Praça Marechal Deodoro, 110). Na ocasião, serão apresentados os resultados finais da operação, ocorrida nos municípios de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Dilermando de Aguiar, Jari, Mata, Restinga Seca, Rosário do Sul, São Gabriel, Santa Maria, São Pedro do Sul, São Sepé e São Vicente do Sul.
Estarão presentes na entrevista coletiva o Promotor de Justiça Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPRS, Coordenador-Adjunto do FGCIA e Coordenador da Comissão de Fiscalização e Controle, Daniel Martini; a Delegada de Polícia de Proteção ao Meio Ambiente, Marina Goltz; o Superintendente Estadual do Ibama, Kuriakin Toscan; o Chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Seapi, Rafael Friedrich de Lima; e representantes da Anac e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento..
A Operação Integrada de Fiscalização é uma iniciativa dos órgãos integrantes da Comissão Permanente de Controle e Fiscalização do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA), espaço que tem facilitado a articulação interinstitucional da sociedade civil e de órgãos públicos, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências na busca da redução dos impactos dos agrotóxicos.
Esta é a quarta ação realizada no âmbito da Comissão e participam dessa etapa, 38 agentes públicos e sete Promotorias dos Ministérios Públicos Estadual em regime de sobreaviso.
Integraram esta etapa da OIF os seguintes órgãos: Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fepam), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Laboratório de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (Larp-UFSM), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do RS (MPRS), Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Civil (Dema/PC-RS), e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi).