MP terá pontos de coleta de resíduos eletrônicos
O Ministério Público, juntamente com as demais 15 instituições que compõem o Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (Gisa) promove até o dia 8 de julho o recolhimento de eletrônicos inservíveis. No MP haverá pontos de coleta de peças e equipamentos eletrônicos na recepção das sedes Institucional, Andrade Neves e Santana.
Os resíduos arrecadados serão doados a uma cooperativa de recicladores, que realizará a separação dos componentes, reciclagem e a disposição final dos rejeitos.
O descarte dos resíduos eletrônicos permite que cooperativas de reciclagem e gestão de resíduos sólidos recoloquem os componentes desses objetos no ciclo de produção e consumo, evitando o crescimento do processo de degradação ambiental voltado à extração de matérias-primas e insumos para a produção industrial.
GISA
O Gisa foi criado em 2010 com o objetivo de promover ações conjuntas e executar projetos voltados às ações socioambientais. Integra o Grupo, além do Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado, o Tribunal de Justiça do RS, o Tribunal Regional Federal – 4ª Região, o Tribunal Regional do Trabalho – 4ª Região, o Tribunal Regional Eleitoral do RS, o Tribunal de Justiça Militar do RS, a Procuradoria-Geral do Estado, a Procuradoria Regional da República – 4ª Região, o Ministério Público do Trabalho – 4ª Região, o Ministério Público de Contas – 4ª Região, o Tribunal de Contas da União, a Ordem dos Advogados do Brasil-RS, a Associação dos Juízes do RS, a Defensoria Pública Estadual e a Escola Superior da Magistratura.