Fiscalizações do Fórum dos Agrotóxicos resultam em embargos de lavouras de soja em Dom Pedrito
Dando continuidade às fiscalizações de combate aos impactos dos agrotóxicos, a Comissão Permanente de Controle e Fiscalização do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos – FGCIA, coordenado pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal, realizou neste mês de abril ações em propriedades rurais no município de Dom Pedrito, com a participação da Promotora Marlise Martini Oliveira e servidores da Promotoria de Justiça de Dom Pedrito.
Na ocasião, 35 hectares de duas lavouras de soja foram embargadas pelo Ibama e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação devido ao uso de agrotóxicos não permitidos para a cultura. Exames laboratoriais em plantas de soja foram feitos no Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas – Larp da UFSM após mortandade de peixes ocorrida em barragem vizinha a estas duas lavouras.
Os princípios ativos Atrazina (herbicida), não liberado para a cultura da soja, e o Carbofurano (inseticida) proibido no Rio Grande do Sul foram encontrados nas plantas e cada produtor rural foi multado em R$ 25 mil.
A Seapi interditou a comercialização dos grãos até que se comprove a ausência dos agrotóxicos citados, e para tanto a colheita será acompanhada. Já o Ibama embargou as áreas até que se comprove a descontaminação do solo pelos mesmos princípios ativos.