Cooperativa recebe doação de resíduos eletrônicos recolhidos pelo Gisa
Na manhã de sexta-feira, 8, representantes do Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental – Gisa entregaram para a Cooperativa Paulo Freire aproximadamente 900 quilos de resíduos eletrônicos, que foram recolhidos em campanha realizada nas sedes dos órgãos.
A Cooperativa, situada na Avenida Voluntários da Pátria, é conveniada ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana e iniciou seus trabalhos em 2011. O material foi recolhido pelas 16 instituições estaduais e federais que fazem parte do Gisa entre os dias 28 de março e sete de abril, dentre as quais o Ministério Público.
RECICLAGEM
O correto descarte dos resíduos eletrônicos permite que cooperativas de reciclagem recoloquem os componentes desses objetos no ciclo de produção e consumo. O trabalho de reciclagem não é apenas uma atividade que retira um determinado tipo de resíduo das nossas instituições, mas contribui efetivamente para a preservação do meio ambiente, através da preservação dos recursos naturais.
O Coordenador Financeiro da Cooperativa, José Luis Cardoso, agradeceu a doação realizada pelas entidades e ressaltou que “esse tipo de ação é muito importante para a cooperativa, pois dá visibilidade ao trabalho que realizam”. Ele explicou, ainda, que todo o material doado será pesado e, após, expedido certificado para as entidades doadoras.
GISA
Os coordenadores do Gisa, Sandra de Barcelos Sarmento, do Ministério Público Estadual, Mark Ramos Kuschick (TCE) e Maristela Belloli Lorensi (PGE), acompanharam a doação dos eletrônicos juntamente com os representantes das demais instituições.
Fazem parte do Gisa, além do Ministério Público, o TJRS, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o Tribunal Regional do Trabalho, o Tribunal Regional Eleitoral, o Tribunal de Contas do Estado, o Tribunal de Justiça Militar, a Ajuris, a Procuradoria-Geral do Estado, a OAB/RS, a Procuradoria Regional da República, o Ministério Público de Contas, o Ministério Público do Trabalho, o Tribunal de Contas da União, a Escola Superior da Magistratura e a Escola Superior de Advocacia Pública.