Promotores de Justiça conhecem aterro de Minas do Leão
Promotores de Justiça e servidores do MP que atuam na área ambiental visitaram nesta terça-feira, 3, o aterro sanitário do município de Minas do Leão. O objetivo foi conhecer a operação do aterro que possui um sistema de captura de gás metano, posteriormente transformado em energia elétrica.
“A visita no aterro foi importante para que os Promotores conheçam o empreendimento e tenham conhecimento de causa quando tratarem dessa matéria nas suas Comarcas, uma vez que estas práticas podem ser replicadas para aterros regionais”, considerou o Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini.
O aterro sanitário de Minas do Leão é administrado pela Companhia Riograndense de Valorização dos Resíduos (CRVR). O projeto é resultado de um planejamento que aproveitou a condição favorável gerada pela mineração do carvão a céu aberto, além de hidrogeologia adequada para a implantação segura de um aterro sanitário. Atualmente o aterro recebe resíduos de aproximadamente 200 municípios gaúchos.
Além do Promotor de Justiça Daniel Martini participaram da visita a Coordenadora do Gabinete de Assessoramento Técnico, Promotora Gislaine Rossi Luckmann; e os Promotores de Justiça Annelise Monteiro Steigleder, Camile Balzano de Mattos, Eduardo Coral Viegas, Felipe Teixeira Neto, Melissa Stein Scharnberg, Rodrigo da Silva Brandalise e Ricardo Schinestsck Rodrigues, o assessor do Caoma Diogo Petter Nesello, e o Engenheiro Sanitário da GAT Márcio Frangipani.