Coordenador do Caoma fala sobre uso racional da água em reunião na Assembleia Legislativa
O Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, apresentou, em reunião na Assembleia Legislativa, a posição do Ministério Público quanto à utilização da água no Rio Grande do Sul.
Conforme o Promotor de Justiça, há um desequilíbrio entre o consumo e oferta do recurso no Estado. “Mas a agricultura não é vilã e avançou muito nos últimos anos”, disse.
Martini sugeriu que o RS invista na implantação da Agência de Bacia e no desenvolvimento dos planos de bacia. “Precisamos de um diagnóstico e um prognóstico dos rios gaúchos”, afirmou, lamentando o fato do Estado possuir três dos dez rios mais poluídos do País (Sinos, Gravataí e Caí).
A reunião da Subcomissão sobre o Uso Consciente e Estratégico da Água na Agricultura, presidida pelo Deputado Sérgio Turra, também ouviu o representante da Secretaria Estadual de Agricultura, Edemar Streck; o representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Ubirajara Simon; o Professor da Unisinos Jackson Müller e um dos idealizadores do projeto Ação pelo Rio Uruguai, Arcídio Trojan.
Turra explicou que as contribuições de cada um dos participantes serão compiladas em um relatório final, que deve ser finalizado em agosto.